História do BBB

ASSISTIR BBB 14 AO VIVO ONLINE - 24 Hrs por dia Grátis

PARTICIPANTES DO BBB 14 - Veja as fotos e informações

VOTAÇÃO BBB 14 - Vote Online no Paredão do BBB14

Tudo sobre o BBB, História completa do reality show


O Big Brother Brasil (BBB) é um reality show da Rede Globo que teve a sua primeira temporada realizada em 2002. É a versão brasileira do reality show Big Brother, cuja primeira temporada mundial realizada em 1999 nos Países Baixos.

O nome do programa deve-se ao livro 1984, escrito em 1948 por George Orwell, no qual o Big Brother (ou Grande Irmão, como foi traduzido nas versões lusófonas do livro) é o líder que tudo vê da distópica Oceania, líder este que governa o mundo ocidental em um futuro fictício. Representado pela figura de um homem que provavelmente na trama não exista, vigia toda a população através das chamadas teletelas, governando de forma despótica e manipulando a forma de pensar dos habitantes.

O Big Brother orwelliano, na verdade, é o apresentador do programa. Ele é o único contato que os participantes tem com o mundo fora da casa. Além disso, como por exemplo na versão brasileira com Pedro Bial, o apresentador também assume a função de grande irmão ao instruir psicologicamente os participantes. É curioso notar que como em 1984, quando os participantes do Big Brother veem a éfige do apresentador na tela, esses o enaltecem da mesma forma que os habitantes da Oceania fazem com o Grande Irmão.

O programa consiste no confinamento de um número de participantes (na maioria das temporadas, 14) em uma casa cenográfica, sendo vigiados por câmeras 24 horas por dia, sem conexão com o mundo exterior: os participantes não podem falar com seus parentes e amigos, não podem ler jornais ou usar de qualquer outro meio para obter informações externas. O objetivo do programa é eleger como celebridades pessoas “normais”, que se inscrevem enviando vídeos para a produção do programa.

No Brasil, o programa, além das trasmissões diárias na Rede Globo, é exibido em pay-per-view no canal por assinatura Premiere Shows e com flashes no Multishow.

O Programa

Até o presente momento foram realizadas nove temporadas do Big Brother Brasil. A última foi finalizada no dia 07 de Abril de 2009. Apenas as duas primeiras aconteceram no mesmo ano, 2002, com pouco mais de um mês entre uma temporada e outra. Todas as outras edições, passaram a ser realizadas uma a cada ano, normalmente entre Janeiro e o começo de Abril

Resultados dos BBBs anteriores:

BBB1

Kleber Bambam Vencedor
Vanessa Pascale 2° Lugar
André Gabeh 3° Lugar

BBB2

Rodrigo “Caubói” Fraga Leonel Vencedor
Manuela Saadeh 2° Lugar
Cida Moraes 3° Lugar

BBB3

Dhomini Ferreira Vencedor
Elane Silva 2° Lugar
Viviane Oliveira 3° Lugar

BBB4

Gecilda “Cida” dos Santos Vencedora
Thiago Lira dos Santos 2° Lugar
Juliana Lopes Leite 3° Lugar

BBB5

Jean Wyllys Vencedor
Grazielli Massafera 2° Lugar
Sammy Ueda 3° Lugar

BBB6

Maria Nilza “Mara” Viana Vencedora
Mariana Felício 2° Lugar
Rafael Valente 3° Lugar

BBB7

Diego “Alemão” Gasques Vencedor
Carollini Honório 2° Lugar
Bruna Tavares 3° Lugar

BBB8

Rafael “Rafinha” Ribeiro Vencedor
Gyselle Soares 2° Lugar
Natália Casassola 3° Lugar

BBB9

Maximiliano de Oliveira Porto Vencedor
Priscila Pires 2° Lugar
Francine Piaia 3° Lugar

Curiosidades BBB


  • O Big Brother Brasil, desde a sua primeira temporada, vem causando polêmica – uma das pretensões do programa, buscando visibilidade e audiência – por aqueles que são contra a exibição em horário nobre de atitudes cometidas por alguns participantes do programa, que são ofensivas a valores e culturas de vários setores da sociedade brasileira.
  • O Ministério da Justiça tem se mostrado especialmente atento a demonstrações de comportamento impróprio dos participantes em episódios de “bebedeira”, linguagem ofensiva e racismo. O programa, no Brasil, foi classificado como impróprio para menores de 16 anos até 2008. Em 2009, na 9ª edição, foi classificado com impróprio para menores de 14 anos. O horário em que é exibido é geralmente após às 22h. Pacotes de pay-per-view são oferecidos pela televisão por assinatura e pela internet, proporcionando uma cobertura de 24 horas das câmeras da casa.
  • No Big Brother Brasil 8, a participante Gyselle, no 6º paredão triplo da edição, onde enfrentava Marcelo (47%) e a eliminada Juliana (50%), recebeu apenas 3% dos votos. O menor percentual de um paredão em toda a história.
  • O grupo canadense Simple Plan e o DJ inglês Fat Boy Slim foram os únicos artistas internacionais a se apresentarem no Big Brother Brasil(BBB7).
  • Todos os participantes devem lavar a sua roupa, na lavanderia da casa, e fazer sua própria comida (exceto nas festas temáticas semanais). Quem agredir outro participante ou quebrar objetos da casa espontaneamente é eliminado do programa.
  • Há câmeras em todos os lugares da casa, incluindo na piscina sob o nível da água. Também há uma câmera na cabine do vaso sanitário, mas suas imagens não vão ao ar.
  • A partir da quarta temporada, foi criado o “Big Boss”: o público escolhe entre duas tarefas que devem ser cumpridas pelos participantes durante a semana, como “tais participantes devem dormir no chão esta semana” ou “nesta semana as mulheres usam perucas”. Os competidores só ficam sabendo de suas obrigações depois que a votação foi concluída.
  • A partir do Big Brother Brasil 8, foi colocado na casa um telefone, o “Big Fone“, quem atendesse poderia receber vários tipos de prêmios, ou não. O “Big Fone” informava desde uma indicação ao paredão á um participante que garante seu lugar na final.
  • Também a partir da oitava temporada, surgiram os paredões triplos (entre três pessoas). As pessoas poderiam ser indicadas por provas do líder ou até pelo “Big Fone”. Foram 6, e essas eram estratégias para obtenção de audiência. Os eliminados nos seis paredões triplos foram Alexandre, Thalita, Bianca, Fernando, Felipe e Juliana.
  • No Big Brother Brasil 5 foi criada a moeda do BBB, as “estalecas“, que servem para comprar comida para a casa. No primeiro programa, as estalecas foram usadas para a compra de móveis para a casa. Cada participante é responsável pela sua cota de estalecas, e elas podem ser sacadas em um terminal instalado no confessionário. O público pode monitorar a “conta bancária” de cada participante pela internet. Depois que os participantes saem da casa, as estalecas deixam de existir.
  • O Big Brother Brasil 9 foi a edição que registrou a pior média de audiência, bem como a final desta mesma edição. Apesar disso, do ponto de vista comercial, essa edição foi a que rendeu mais lucro para a Globo, com uma receita estimada em R$ 110 milhões, faturados através de cotas de patrocínio, merchandising, anúncios, anúncios extras, espaços vendidos na casa, assinaturas de pacotes na TV paga, portal Globo.com, etc..

fonte

Curtir BBB14




Compartilhar